quinta-feira, 19 de julho de 2012

Saudades... e uma homenagem!

A minha mãe era uma doceira extraordinária. Foi com ela que, desde miúda, aprendi pequenos truques, bati horas a fio bolos, pudins, aprendi os pontos de açúcar, a forma correcta de envolver as claras em castelo nas massas e tantas outras coisas.
Foi também com a minha mãe que apanhei o vício das revistas e livros de culinária. Ainda tenho os primeiros números da Teleculinária e uma edição Especial Natal de... 1977!

Há receitas que deixei de fazer porque eram feitas quase sempre por ela e nunca consegui dar-lhes aquele sabor tão especial.
Ontem foi o aniversário da minha irmã mais velha e, como sempre, fui eu que fiz o bolo. A escolha estava difícil. Queria um bolo fresco e com decoração fácil porque durante a semana o tempo nunca é muito.
Escolhi um bolo que já não comiamos há anos, porque era feito sempre pela minha mãe: o Colchão de Noiva.

Para o Bolo:
250 gr Açúcar
150 gr Fécula de batata
9 Ovos
Raspa de 1 Limão
1 colher chá fermento

Separar as gemas das claras.
Bater as gemas com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme volumoso e esbranquiçado.
Bater as claras em castelo e envolver no creme de ovos alternando com a fécula de batata misturada com o fermento.
Levar ao forno a 180º cerca de 30 minutos numa forma (usei 2 iguais para não ter de abrir o bolo) untada com margarina e polvilhada com farinha.

Para o Creme:
600 ml Leite
100 gr Açúcar
40 gr Maisena
1 gema Ovo
1 colher chá sumo de limão
2 Tiras de casca de limão

Misturar todos os ingredientes num tacho e levar a lume brando até engrossar.
Retirar a casca de limão e deixar arrefecer.

Montagem do Bolo:
Colocar um dos bolos no prato de servir e cobrir generosamente com creme. Polvilhar com coco ralado.
Colocar o outro bolo por cima, barrar com o restante creme e polvilhar com o coco ralado.
Para decorar optei por uma rosa, para contrastar com o branco do bolo.


As reacções? "Que surpresa boa!", "Há quantos anos não fazias este bolo".
Sim, estava muito bom. Fresco, fofo e muito delicioso, mas... falta-lhe alguma coisa. Nunca será igual aquele feito pela minha mãe...

4 comentários:

  1. :) Recordar bons momentos é sempre muito bom! E se for na companhia de pessoas que amamos melhor!
    Tenho andado para experimentar fazer esse bolo, mas ainda não calhou( dizem maravilhas) e a julgar pela tua foto ... hummm vou ter de fazer... e em breve!!!
    beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  2. obrigada pela visita lá no meu cantinho, vim retribuir e encontrei sugestões bem boas.

    Já levo comigo uma fatia deste bolo que ficou de certeza muito bom :)

    ResponderEliminar
  3. E tão simples.... já levei a receita :-)
    Bjkas

    ResponderEliminar
  4. Ficou tão bonito e deve ser delicioso e fofinho.Que bom que o fizeste,homenageando a tua mãe e alegrando a tua família!
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve