segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chutney de Cereja

Boa noite.
Posso considerar-me afortunada: tenho irmãos e sobrinhos que amo e que me amam, amigos que estão do meu lado para o bem ou para o mal e bons vizinhos, com quem posso contar sempre que precisar.
E foi duns vizinhos que ontem recebi uma bela saca de cerejas, da suas proprias cerejeiras. Lindas, dum vermelho escuro brilhante e deliciosas.
Além de comer logo umas quantas, a minha cabeça começou logo a magicar as delicias que delas saírão.
Este chutney foi apenas a primeira.

Chutney de Cereja
1 chav. Cerejas descaroçadas e partidas a meio
1 Malagueta picada e sem sementes
100 gr Açucar Mascavado
150 ml Vinagre Frutos Vermelhos
1 c.sopa Mel
Sumo 1 Limão
1 Cebola Pequena picada
2 Dentes Alho laminados

2 Paus Canela
1 Cravinho
2 vagens Cardomomo
Sal

Levar ao lume um tacho com o açucar e o vinagre até dissolver.
Juntar os restante ingredientes mexer bem e deixar ferver 4 minutos após levantar fervura.
Baixar o lume para o minimo e deixar cozinhar lentamente até reduzir e atingir a consistencia desejada.
Retirar os paus de canela, o cravinho e o cardomomo e  colocar em frascos esterilizados.
Servi para acompanhar uma costeleta grelhada, temperada só com sal e mistura de Limão e Pimenta da Espiga, e batata frita na actifry.


Boa semana.
Beijinhos

9 comentários:

  1. Hummm... que delícia, Rosário! Ficou com uma cor maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha de molho, bem tenho de arranjar vizinhos desses :D mas parece me que os meus vizinho não tem cerejeiras, mas enfim...

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Uma maravilha :)

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Rosario, dicou com uma cor maravilhosa!

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz chutney e confesso que fiquei com muita vontade .
    Esta mesmo uma maravilha.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. A minha cerejeira já deu as suas primeiras cerejas, mas ainda não dá para fazer esse delicioso chutney! Fica com uma cor linda!

    ResponderEliminar
  7. Deve ficar mesmo bom, esse contraste de sabores, além da cor ruby linda.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  8. Que receita tão original, Rosário! Deve ser óptima, fiquei com vontade de provar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá, Rosário!
    Levo esta receitinha, que se tiver cerejas a mais já sei que destino terão. ;)
    Um beijinho,
    A Cozinheira

    http://danossacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigado pela visita e pela amizade.
Até breve